“Aprendi que as pessoas vão esquecer o que você disse. E as pessoas vão esquecer o que você fez. Mas elas jamais esquecerão como você as fez sentir.” Maya Angelou
Semana passada tive o privilégio de apoiar um líder na condução de um giftwork na empresa em que trabalho. Quando comecei a pensar em ideias para a ocasião, percebi o quanto esse momento pode ser especial para uma pessoa e pude me dar conta sobre como esse tema tão relevante faz toda diferença no ambiente de trabalho.
Mas afinal, o que é giftwork?
De acordo com Cauê Oliveira diretor do Great Place To Work (GPTW), “na tradução livre, o conceito é realmente um presente (gift) no trabalho (work), mas isso não diz respeito apenas a ações consideradas boas pelo senso comum. Na realidade, o real significado é um presente que tem baixo investimento para quem oferece e um altíssimo valor para quem recebe. Pode ser feito algo simples, mas de uma forma tão especial que vai mudar a vida da pessoa para sempre”.
De acordo com a GPTW, quando analisamos as organizações pelo olhar do ambiente existente de trabalho temos dois tipos de organizações: as Transacionais e as Giftwork. Vejamos as principais diferenças delas:
É claro que não podemos pensar que todas as interações em uma organização sejam feitas pelo giftwork, as interações transacionais são importantes e alimentam também o ambiente organizacional. Mas não podemos deixar de lembrar que as pessoas não veem o trabalho como algo apenas transacional, o que elas fazem no dia a dia também está ligado ao senso de propósito pessoal, e aí a prática do giftwork é um diferencial.
Como profissional de Desenvolvimento Humano Organizacional, acredito que para termos um ambiente com práticas de giftwork consolidadas é preciso muito mais que pintar as paredes coloridas, oferecer jogos interativos, games e outros estilos que vemos por aí. É preciso ter um ambiente em que o giftwork reflita o bem estar das pessoas e que seja eleito como um estilo de vida na organização, que pode transformar tanto a vida pessoal de líderes e equipe como o sucesso da empresa. Ainda de acordo com metodologia da GPTW, o giftwork cria um ambiente de confiança, onde as pessoas se sentem orgulhosas de trabalhar e encaram os desafios da organização como se fossem seus. “O local se transforma de fato em um ambiente de companheirismo”.
Nesse contexto, o papel da BP (business partner) via DHO, é a preparação e apoio a essas lideranças na transformação de ambientes mais produtivos, saudáveis e com profissionais emocionalmente comprometidos. E como desenvolvemos ambientes assim? Fui buscar essa resposta na literatura da GPTW e compartilho com vocês:
De acordo com a GPTW, toda prática Giftwork precisa ser:
Única: Deve ser especial, diferente, original. Você quer que o funcionário saia do mesmo e entregue resultados extraordinários – a recíproca deve ser também verdadeira!
Generosa: Exige mais tempo, cuidado, informação, criatividade OU recursos que o normal. Qualquer um desses elementos já é o suficiente.
Individualizada: Precisa ter ressonância com aquele que recebe, um significado pessoal. Por isso, deve ser personalizada, para a pessoa que vai receber o Giftwork.
Fiel: Ao contexto. Precisa ser apropriada à cultura da empresa, situação, objetivo da interação e a pessoa que recebe.
Todos: Para que seja criada uma cultura Giftwork na empresa, todos devem ser capazes de receber e dar giftworks para seus colegas, líderes, etc
E aí ficou mais claro o que é giftwork e a importância do profissional do profissional de DHO nessa prática? Ainda não? Sem problemas, vou trazer o exemplo que falei lá no inicio desse artigo para vocês e que ilustro com algumas fotos, e também a minha experiência de quem vivenciou a metodologia na prática como liderada.
Exemplo 1: Semana passada fizemos a promoção de uma pessoa contemplada no nosso mapa sucessório. Como forma de trazer mais emoção e celebrar esse momento tão importante na vida dele, fizemos uma surpresa. A promoção foi anunciada em uma reunião da área, pelo novo gestor, no mesmo momento em que projetávamos um vídeo com depoimentos da esposa, filhas e outros familiares importantes para ele. Lembrando que para esse colaborador a família é algo muito relevante e de grande valor.
Teve ainda um agradecimento especial do Diretor Industrial e o reconhecimento de toda a sua dedicação e entrega à empresa.
Como forma simbólica ele recebeu uma caixa personalizada com itens que faziam parte da sua história. Ainda dentro da caixa haviam cartas da família e amigos parabenizando por esse momento tão especial. Não preciso nem dizer que o que não faltou foi emoção! Valeu a pena!!!
Exemplo 2: Na minha promoção, eu recebi um caixa com itens de café da manhã. Quem me conhece sabe o quanto eu amo essa refeição. A minha líder me chamou para uma reunião de trabalho on line, onde na verdade estavam todos meus familiares, amigos e minha gerente e comunicou a minha promoção. Mais emoção ainda!!
Poderia ficar por horas falando de exemplos de giftwork e seus benefícios para a organização que adota essa prática. Mas a grande mensagem que fica é que o giftwork é um conceito amplo, importantíssimo para o ambiente de trabalho e fácil de ser executado. É preciso retirar toda a complexidade e enxergar a situação de forma muito simples.
Mas me conta aí: Qual o giftwork que você pode fazer agora ao final da leitura desse artigo para sua equipe e para sua empresa?
Se gostou do texto, comente e compartilhe!
Fontes: https://forbes.com.br/carreira/2019/12/caue-oliveira-do-great-place-to-work-explica-o-conceito-de-giftwork/
www.gptw.com.br
Livros: Transformando a cultura do ambiente de trabalho – Robert Levering
Publicado por: Safira Bacellar